Conceição e Cabanas

Conceição e Cabanas foi criada em 2013 resultante da união das anteriores freguesias de Conceição e Cabanas. Tem uma área de 69,44 km², 2519 habitantes e uma densidade populacional de aproximadamente 36 pessoas por quilômetro, portanto mais alta que a de Cachopo.


Conceição
Antigamente seus terrenos integravam a chamada Herdade da Gomeira, que foram terras concedidas no foral de Afonso III a Tavira em 1266 à ordem de Santiago de Espada.
Os primeiros registos sobre Conceição datam de 1518. A maior parte da área desta freguesia compreende uma grande área rural, de sítios e pequenas povoações dispersas, compreendendo Barrocal e Serra. Alguns lugares transitaram para Cabanas.

Cabanas
Igual à Conceição, Cabanas também era composta por terrenos que integravam a Herdade da Gomeira possuindo assim a mesma história.
A primeira referência ao nome Cabanas surge em 1747 numa escritura de venda de uns terrenos na freguesia da Conceição. E a primeira referência à povoação surge mais tarde em 1780 num mapa do engenheiro militar José Sande de Vasconcelos.
Até ao século XX, a actividade piscatória foi a principal fonte de sustento e desenvolvimento de Cabanas. Por volta de 1973, com a construção do aldeamento turístico “Pedras da Rainha”, Cabanas volta-se para o turismo, aproveitando a proximidade da Ria Formosa, sendo esta actividade a que actualmente prevalece nesta vila.


Comentários